We ♥ Scrapbook



Sobre SCRAPBOOKING 


Os primeiros registros encontrados desta arte é da Era Vitoriana. O nome scrapbook tem origem na palavra scrap (do inglês = recortar) e remete aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro, caderno ou álbum.

Nesses álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos que por elas eram vividos. Para dar mais vida a esses registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças.

Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro desses cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que se iniciou o processo que conhecemos hoje.

A diferença entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje, são as fotos. Atualmente as fotografias são os elementos principais de um álbum, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto.


Definição de Scrapbooking

Scrap = Recortar / Book = Livro
Scrapbook = Livro de Recortes

Nos Estados Unidos, o primeiro sábado do mês de maio é considerado o Dia Nacional do Scrapbooking.


O Scrapbook é a tendência mais quente e vibrante de artesanato em papel nos Estados Unidos, e em vários outros países, como Austrália, Canadá e Inglaterra.

Também nos Estados Unidos existe uma variedade muito grande de empresas especializadas em material para scrapbook.

No Brasil, a atividade está se espalhando com muita rapidez.

Este ano de 2012 já estamos na X edição da feira de Scrapbook, que tem como cidade pólo, São Paulo.

O principal objetivo no scrapbook não é só recorte e colagem, mas sim, com uma composição harmoniosa, eternizar os momentos em seu álbum, preservando assim, suas memórias ilustradas por essa composição.

Cada página contando um pedacinho da sua história onde também podemos incluir um texto, um título, sobre cada momento, sobre cada foto, imagem apresentada.

O scrapbook, também tem sido muito utilizado para tratamentos terapêuticos, para ativação da memória de pessoas com a doença de Alzheimer, isto segundo, especialistas da área nos Estados Unidos.

Fontes: Internet!